sexta-feira, agosto 21, 2009

Roda Funk na Pç. XV

Gostando ou não, é preciso admitir que o funk faz parte da cultura carioca. Junto ao samba e ao futebol, forma um trio parada dura, que os turistas têm grande curiosidade de conhecer. As batidas saídas das enormes caixas de som e o funkeiro dançando ao ritmo da música fazem frent às baterias e as mulatas das Escolas de Samba. Mas o movimento ainda é visto com um enorme preconceito, sendo frequentemente ligado a crimes, tráfico de drogas e prostituição. Mas é preciso entender que isso não é fator exclusivo dessas galeras e que está incluido em diversas outras galeras e ambientes...

Para mudar esse estima, desde 2008, há atividades organizadas que buscam a valorização do movimento funk com o objetivo de conquistar seu reconhecimento como cultura nacional, que inclui também uma luta contra a criminalização do funk. Um desses eventos é o movimento 'Funk é Cultura', já considerada a famosa roda de funk e promovido pela Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (APAFunk). Assim, hoje, 21 de agosto, às 17h, essa galera se reune na Pç. XV, um espaço de grande visibilidade da cidade.



Além de divulgar o trabalho, o 'Funk é Cultura' de hoje também tem o objetivo de chamar a atenção das autoridades e divulgar a audiência pública que discutirá o funk a ser realizada semana que vem na Alerj, dia 25 de agosto, às 9h. Para o debate, estarão presentes representantes de vários setores: APAFunk, Fernanda Abreu, Hermano Vianna, Adriana Facina, Secretaria de Estado de Cultura e Secretaria de Estado de Educação.

Então, quem tiver passando por lá, prestigie o evento. Lute pela cultura e pela valorização da cidadania!

Mais informações sobre eventos ligados ao movimento da APAFunk no blog http://apafunk.blogspot.com/