terça-feira, novembro 24, 2009

Zona Sul vira Zona Norte

Essa semana foi uma das poucas vezes que a galera da Zona Sul passou por situações que o pessoal da Zona Norte: a falta de luz. Durante boa parte de segunda e terça, alguns dos bairros mais caros da cidade ficaram às escurar. Mais de 24h! Somente do final de tarde de terça a Light conseguir solucionar o problemas. As tvs noticiaram o fato e até a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) entrou no rolo. Será que eles não sabem que a Zona Norte da cidade convive com quedas na energia elétrica constantemente?

Não sei se digo finalmente ou infelizmente, a ZS viveu um dia de ZN. Finalmente, para perceberem e darem valor a muito do que se tem na região, e infelizmente, pelo fato de que se isso está acontecendo nessa área, imagina o que a ZN pode estar passando...

Será que é preciso os bairros da ZN serem atingidos por esses males para o governo agir? Vamos ter mais respeito pelo cidadão carioca. Paes: o cidadão pode até não cuidar da cidade, mas isso também é questão de educação, coisa que nem a Prefeitura nem o Estado dão conta né! (esse foi o meu desabafo com relação a notícia do jornal O Globo dessa terça-feira, em que o prefeito chama o carioca de 'porco').

Rio de Janeiro no auge


Após Turistas e O Incrível Hulk e, mais recentemente, a conquista da cidade como sede da Olimpíada de 2014, o carioca pode ver sua cidade retrada em dois longa metragem: 2012 e Lua Nova. Não entro em questão aqui em como a cidade é vista ou tratada, mas que aparece, coisa rara de se ver.

No 2012, ainda não sei como a cidade aparece, me disseram que é menos de cinco minutos e em uma notícia. Já no Lua Nova, grande sucesso entre os jovens, a cidade tb aparece super rápido, mas ganha destaque por estar como cenário de fundo no momento em que o vampiro-galã Edward acha que sua amada Bela morreu.



O interessante da imagem é notar que o Cristo Redentor está ao fundo, trazendo diversas interpretações. Uma delas pode estar relacionada às convicções que o vampiro tem sobre a perda da alma ao deixar de ser humano e em um momento difícil para ele está o nosso monumento de braços abertos!



Não importa muito as significados dessas mensagem, o que interessa é o fato da cidade ser mostrada em todo o mundo por grandes produções cinematográficas.

sexta-feira, outubro 02, 2009

Rio 2016

Hoje a cidade maravilhosa ganhou uma batalha de titãs: foi escolhida como cidade sede das Olímpíadas. Entre as finalistas estavam Chicago, Tóquio e a linda Madri. Mas parece que dinheiro, tecnologia ou arquitetura não são páreos para a beleza natural do Rio de Janeiro. O vídeo de apresentação é de fazer lágrimas caírem dos olhos de emoção. Para o carioca, de nascimento ou coração, dá arrepios e faz o estômago virar. E foi assim que muitos de nós ficamos quando escutamos o pronunciamento. Assim que o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, falou "Rio de Janeiro", parece que tudo explodiu! Veja um dos vídeos que está disponíveil no Youtube:



Agora, veja o vídeo de apresentação do Rio, dirigido pelo cineasta Fernando Merirelles.



Parabéns a todos nós, cariocas e brasileiros!

sexta-feira, setembro 18, 2009

Cidadania X Fumantes

Cenas bizarras do cotidiano que acho que só se vê no Rio de Janeiro. Mesmo adorando a cidade, tem horas que fico irritada com alguns comportamentos desse ser carismático e relaxado que é o carioca. Enquanto São Paulo aperta o certo com os fumantes, no Rio, estão têm praticamente passe livre. E atitudes livres também.

Não é pouco o que se vê nos pontos de ônibus. Enquanto espera o busu passar, seres dependentes da nicotina acendem o temível cigarrinho. Por que temível? Ora, todo mundo sabe que é só acender um cigarro que o ônibus chega. Como não é permitido fumar dentro dos coletivos - apesar e se ver isso muito por aqui - o 'cidadão' joga o cigarro acesinho no chão. Resultado: os pontos de ônibus da cidade são os locais que mais reunem pontas de cigarro.

Nesse momento tenho pena dos garis, que ficam de babás dessas chamizeszinhas. E foi por isso que fiz o post, pois lembrei de um fato que aconteceu esses dias quando estava passando pelo Largo no Machado, em frente a uma nova cafeteria que tem lá. Vi um gari varrendo a rua, meio que terminando o serviço, tudo já limpinho a volta dele. Dentro da cafeteria tinha um rapaz fumando (o que em Sampa já não pode mais). Não é que o cara jogou fora o cigarro na calçada, quase ao lado do gari? Choquei tanto que fiquei rindo para não chorar!

Cadê a cidadania? As campanhas de conscientização e educação com o outro? Cadê a mãe desse infeliz? É uma cara de pau, um desrespeito com o trabalhor que nem tenho mais palavras...

quarta-feira, setembro 02, 2009

Destinos do veranico

Nem terminou o inverno e o Rio de Janeiro já está com cara de verão. Não é por nada não, mas a cidade fica muito mais maravilhosa assim. A esperança do carioca é que no feriadão de 7 de setembro o sol continue a brilhar e faça a felicidade nas praias da cidade. E também fora dela.

Por ser um final de semana prolongado, da sexta à segunda-feira, muitos irão curtir a maratona de fim de inverno e início da primavera nos litorais do estado.

Há aqueles que curtem uma azaração e acabam subindo, tendo como Região dos Lagos o destino preferido. Saquarema, Cabo Frio e Búzios são apenas exemplos de lugares que 'bobam' nos feriadões.

Por outro lado há uma galera mais relax, em busca de uma curtição com a natureza. Já esses se dirigem para o sul. Ilha Grande e Trindade oferecem praias, cachoeiras e trilhas. Muitas trilhas.

Não importa o lugar para onde se vai neste feriadão. O que importa é esse veranico continuar firme e forte para que não só o carioca, mas todo brasileiro, possa se distrair um pouquinho nesse feriado patriótico. Dia em que o país ficou independente e tornou todo cidadão dependente do trabalho, dos pagamentos de altos impostos, do trânsito caótico, das moradias indginas etc...

Bom feriado!

sexta-feira, agosto 21, 2009

Roda Funk na Pç. XV

Gostando ou não, é preciso admitir que o funk faz parte da cultura carioca. Junto ao samba e ao futebol, forma um trio parada dura, que os turistas têm grande curiosidade de conhecer. As batidas saídas das enormes caixas de som e o funkeiro dançando ao ritmo da música fazem frent às baterias e as mulatas das Escolas de Samba. Mas o movimento ainda é visto com um enorme preconceito, sendo frequentemente ligado a crimes, tráfico de drogas e prostituição. Mas é preciso entender que isso não é fator exclusivo dessas galeras e que está incluido em diversas outras galeras e ambientes...

Para mudar esse estima, desde 2008, há atividades organizadas que buscam a valorização do movimento funk com o objetivo de conquistar seu reconhecimento como cultura nacional, que inclui também uma luta contra a criminalização do funk. Um desses eventos é o movimento 'Funk é Cultura', já considerada a famosa roda de funk e promovido pela Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (APAFunk). Assim, hoje, 21 de agosto, às 17h, essa galera se reune na Pç. XV, um espaço de grande visibilidade da cidade.



Além de divulgar o trabalho, o 'Funk é Cultura' de hoje também tem o objetivo de chamar a atenção das autoridades e divulgar a audiência pública que discutirá o funk a ser realizada semana que vem na Alerj, dia 25 de agosto, às 9h. Para o debate, estarão presentes representantes de vários setores: APAFunk, Fernanda Abreu, Hermano Vianna, Adriana Facina, Secretaria de Estado de Cultura e Secretaria de Estado de Educação.

Então, quem tiver passando por lá, prestigie o evento. Lute pela cultura e pela valorização da cidadania!

Mais informações sobre eventos ligados ao movimento da APAFunk no blog http://apafunk.blogspot.com/

quinta-feira, julho 30, 2009

Adoção de animais

A maioria dos cariocas têm bichos em casa, pode ser gato, cachorro ou passarinho, cada um com sua função (ou várias ao mesmo tempo). Tem gente que tem bichinhos para trocar afeto, carinho; outros, para ter um momento de paz em um dia cheio. Alguns, somente como forma de segurança para o lar. Há ainda os que gostam de se exibir, indo para a rua mostrar o porte atlético (dele e do cachorro) no calçadão da praia. E não deixando de lado, bichinhos para fazer companhia e arrumar companhia (se é que me entendem...).

Assim, é sempre bom quando a gente vê um bichinho e tem simpatia imediata por ele. Isso acontece muito nas feiras de adoção de cães e gatos - frequentes no Rio de Janeiro. Hoje, quinta-feira (30 de julho) é dia do Largo do Machado receber a feirinha.Não consegui descobrir quem está realizando, pois estavam montando e não quis atrapalhar; mas deve ser voluntários da Suipa (a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais).

Mas o importante nisso é pensarmos nas possibilidades que temos ao adotar um animal. Há uma infinidade de opções de cães e gatos sadios e precisando de um lar. Muitos deles só querem um carinho de alguém que se importe com eles. Não é preciso luxo ou frescuras para criá-los. Ao contrário de algumas raças.

Estava vendo na TV esses dias sobre raças de cães e pedrigree. Que maldade... Para conseguir um bicho 'puro' eles acabam cruzando animais cosanguíneos e, entre esses cruzamentos, podem ser gerados animais com diversos tipos de problemas, incluindo anomalias físicas. Os que nascem 'perfeitos' são vendidos, muitas vezes, por cifras milhonárias, o que faz o mercado ser mais perverso com os cruzamentos.

Lembro que tive uma cachorrinha assim, a Cherry, uma Yorkshire. Quando nós fomos comprá-la a moça não queria nos vender, pois ela tinha problemas nos quadris, era muito pequeninha e poderia não sobreviver. Detalhe: tinha pedigree. Na época não entendia muito bem disso, mas nós queríamos uma fêmea e quando a vimos foi meio que amor a primeira vista.Sem frescuras e com muito carinho, ela viveu por 14 anos, uma glória para quem provavelmente iria ser 'descartada' no canil.

Por esse motivo acredito que não há raça ou pedigree que faça um cão ou gato ser melhor que outro, o que vale é o que você sente pelo bichinho e o tratamento que dá ele. Então, por que não adotar? Se estiver procurando uma companhia para anos a frente, busque um animal que encha os seus olhos, que lhe agrade de primeira. Se houver dúvidas, não leve, mesmo que seja de 'raça'; pois se você estiver infeliz ou seu bichinho também será infeliz.

segunda-feira, junho 01, 2009

Desconto para cariocas (da gema ou de coração)

Todo mundo conhece um carioca que nunca foi ao Cristo Redentor. Também tem aquele que se gaba todo de morar na cidade, mas nem sabe como chegar no bondinho do Pão de Açúcar. Para minimizar esses efeitos e dar maior acesso a população da cidade aos pontos turísticos, a Prefeitura da Cidade inicia hoje (1 de junho) o projeto Carioquinha.

Com descontos que chegam até a 60%, o Carioquinha está a cada ano ampliando a sua atuação e incluindo as mais variadas atrações da cidade, que vão desde voo de instrução de parapente, com 20% de desconto, a visitas guiadas à Biblioteca Nacional, ao preço de R$1.

Os nascidos ou moradores da Cidade Maravilhosa podem usufruir das promoções em 34 estabelecimentos até 5 de julho. Para isso, devem levar a carteira de identidade ou o comprovante de residência.

É o momento de aproveitar a baixa temporada para visitar os pontos turísticos, conhecer Museus e, quem sabe, pular de asa delta do alto da Pedra Bonita, em São Conrado?

A programação está disponível no site da prefeitura da cidade (http://www.rio.rj.gov.br/) ou aqui. Aproveite a oportunidade

sábado, maio 23, 2009

Sábado de sol

Mais um sábado de sol no Rio de Janeiro. Praia, cerveja rolando, futebol de areia... tudo de bom. Mas também há outros programas na cidade, que ficam melhores ainda quanto o dia está quente como foi hoje. Um deles é pegar um cineminha no final do dia. Enquanto todos estão saindo da praia, vendo um lindo pôr do sol em Ipanema ou almoçando - em casa ou num restaurante - você consegue comprara ingressos para ver qualquer filme da sessão seguinte ao chegar no cinema. Mesmo já tendo estreado há semanas, hoje foi a vez de X-Men Origem - ou a saga de Wolverine.

Achei lindo, romântico e violento. Mesmo alguns falando que houve alguns 'defeitos' especiais, amei a história da Lua, sozinha no céu po conta do seu amor sair do mundo deuses para pegar flores e não poder mais voltar (não lembro se era isso mesmo, mas é algo do gênero). Sangrento, mas não chocante, o suficiente para ficar vidrada no longa que nem me importei de ter perdido um lindo dia de sol na praia...

Mas alguns cariocas são assim... não tem problema de perder um dia à beira mar se ainda se está na companhia de amigos, vendo o tempo passar e com um bom papo furado após um filminho e uma pizza. Praia? Vai continuar lá, nada como um dia após o outro.

domingo, maio 10, 2009

O dia em que TODOS fazem programa 'furada'

Dia das mães no Rio de Janeiro é assim: começa com dias de antecedência, quando as pessoas vão aos shoppings comprar tralhas para suas mães; e se encerra no final do dia, após horas tentando estacionar o carro perto daquele lugar 'especial'. É uma pena que todos os restaurantes da cidade virem lugares especiais no Dia das Mães. Sendo assim, a celebração de um dia tão especial vira sinônimo de Furada, ou programa de índio, como gostam de dizer por aqui. Praticamente todos sabem disso, mas mesmo assim não deixam de sair com suas mamães. O jeito, às vezes, é improvisar.

Como o segundo domingo do mês de maio cai próximo ao dia do pagamento, os filhinhos mais afoitos adoram se esbaldar no sábado à noite, já que no dia seguinte não poderão fazer um churrasco com os amigos ou ir à praia arejar a cabeça e contar todas as novidades da noite anterior. O domingo dos Dias das Mães é um programa família, mas, de ressaca, ele começa somente após o meio dia. O almoço quase vira um jantar, principalmente com as longas filas de espera para conseguir uma mesa.

O mais espertos, neste dia tão glorioso, acordam cedo e marcam com o familhão já na porta do restaurante, para não atrasar e garantir logo o espaço. No entanto, o tumulto é certo. Após alguns minutos já dentro do estabelecimento, ele começa a encher, os garçons, por mais experientes que sejam, nunca dão conta do recado e você passa mais tempo lá, até mesmo só para pagar a conta e sair logo da confusão. Mas a espera pedir a conta - pagar - sair, só gera mais fila, mais insatisfação, mais estresse, mais garçons enrolados, mais pessoas demorando... e o cliclo vicioso continua.

Mesmo sabendo de todos esses tramites normais para o Dia das Mães, nós os repetimos todos os anos; e não satisfeitos, ainda o fazemos no Dia dos Pais, no Dia dos Namorados...

Eu? Sou carioca, cadê a minha fila?

quarta-feira, maio 06, 2009

Quebra de esteriótipos

Um lindo dia de quarta-feira. O sol a pino, céu de praia total. Mas como todo mortal, é preciso trabalhar. Assim, logo de manhã bem cedo, atravessando a Rua das Laranjeiras, passei por um carro parado no sinal. Tipo, um carro legal sabe, com um cara todo arrumadinho ao volante e a porta entreaberta. Até aí, nada. Então que vi um grande pedaço de papel sendo jogado no chão, o cidadão (se é que podemos julgá-lo assim) fechando a porta e saindo com o carro.

Que porcalhão, pensei quase que alto. Como pode né, a gente pensa que esse pessoal tem educação e aí sempre tem alguém que quebra nosso esteriótipo de raciocínio. Logo após, lembrei do último carnaval no Rio de Janeiro em que as ruas viraram um pipiódromo. A falta de educação virou falta de vergonha na cara e, após, descaramento, já que terminamos os dias de folia com homens, e mulheres, 'molhando' as ruas em qualquer ponto em ao menos se importar em se esconder.

A quebra de esteriótipos não parou por aí no dia de hoje. A lindíssima Thaís Araújo é capa da revista Gloss desse mês. Em sua 20ª edição a revista faz a primeira entrevista de capa com uma artista negra. A revista não é lá grandes coisa, com muitas matérias pequenas, notinhas, mas interessante. Mas a carioquíssima Thaís não dá ponto sem nó e esbanja carisma nas fotos. Essas, espetaculares de tão coloridas e harmônicas.

Ah! Já ia me esquecendo. Na mesma entrevista encontramos outra quebra de paradigma. Saindo do eixo Regina Duarte-Vera Fisher como Helenas do Manoel Carlos, a próxima protagonista do autor vai ser... Thaís Araújo. Parabéns!

segunda-feira, maio 04, 2009

Recomeçando

No início, o Salada Carioca era um programa na TV Orkut. Teve uma vida curta, mas intensa. Foram apenas três meses de produção. Nem deu para atualizar o Blog com as novidades. Após o seu término, a equipe se esvaiu... cada um foi para o seu lado, mas o post continuou firme e forte no ar. Para quê, afinal?

Como uma ironia do destino, este ano resolvi me dedicar mais a trabalhos paralelos. A idéia: fazer um blog para ocupar (e treinar, de certa forma) a mente. Após um mês sem atualizar o Praticamente 30, não lembrava mais de senha nem nada. Pedi para buscar pelo meu e-mail e eis que surge o Salada, lindo, como uma livro em branco pronto para ser preenchido.

Reformulei a idéia inicial. Agora, em uma equipe de um só (eu), vou postar aqui tudo que achar de interessante na cidade, nem boas, nem ruins, apenas que chamem a minha atenção por algum motivo e que eu queira compartilhar.

Não posso esquecer: a imagem do Blog é um foto tirada durante do carnaval de 2009, pôr do sol em na praia de Ipanema: câmera digital, com uma lente de ôculos escuros na frente, ao fundo, o Dois Irmãos. Que visú!
Então é isso. Até o próximo post.